Uma moradora das proximidades da Praça Santa Terezinha procurou a reportagem do Jornal da Manhã para relatar problemas que têm gerado preocupação: falta de iluminação pública adequada e mato alto. Segundo a denunciante, postes de iluminação na praça estão com lâmpadas apagadas há cerca de três meses.
Ela destacou que a Praça Santa Terezinha é um ponto de grande circulação, valorizado por placas informativas que narram sua história, especialmente após Uberaba se tornar um Geoparque. Contudo, a manutenção do espaço estaria aquém do esperado.
Ao ser questionada pela reportagem, a Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Iluminação Pública, ligado à Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Sesurb), afirmou que a praça conta com um sistema de monitoramento por telegestão, que não indicou falhas nos postes de iluminação.
Mesmo assim, uma equipe foi enviada ao local para verificar a situação. “As equipes utilizam equipamentos e software específicos para testar cada um dos postes e o sistema de telegestão da praça. Novamente, não foi constatado nenhum problema”, informou a prefeitura em nota.
No entanto, para concluir a apuração, o município garantiu que enviará equipes ao local durante a noite, a fim de identificar possíveis falhas nos postes que possam estar causando a ausência de iluminação.
LIMPEZA DO MATO ALTO
Além da iluminação, o mato alto na praça é outro motivo de preocupação para os moradores, pois coloca em risco a segurança da população ao atrair animais peçonhentos para a região. Em resposta, a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) informou que a limpeza da Praça Santa Terezinha está programada para esta semana.