Imóvel abandonado no centro da cidade há anos gera transtornos e insegurança à população que mora nas proximidades. No lugar funcionava o Hotel Regina, mas hoje, segundo denúncias feitas por vizinhos do imóvel à redação do Jornal da Manhã, o prédio, construído na década de 20, virou depósito de entulho e serve para abrigar usuários de droga.
A construção em estilo art déco, situada na rua Coronel Manuel Borges, 185, foi inventariada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau). Uma senhora que prefere não se identificar conta que à noite as pessoas usam o local para se drogar e dormir. “A insegurança é constante, na frente tem o ponto de ônibus, eu não tenho coragem de pegar o coletivo à noite, quando a rua está totalmente vazia, ficar parada lá na frente sozinha é muito perigoso. E tem a dengue, o lugar está abandonado, quem garante que não tem foco de dengue?”, indaga.
O antigo Hotel Regina já foi tema de discussão na Câmara Municipal, vereadores já reivindicaram que providências deveriam ser tomadas quanto ao abandono do prédio. Inclusive o endereço foi citado como uma das possíveis sedes do Restaurante Popular. No entanto, o local permanece abandonado.
Segundo a coordenadora de equipe técnica da Conphau, a arquiteta Juliana Melo, já foi feito uma visita ao prédio em parceria com o Departamento de Posturas e a Zoonoses, mas que a situação será avaliada novamente. “O local é inventariado, ou seja, é preservado, mas não chega a ser tombado como patrimônio histórico. Então, vamos fazer uma nova visita, pois todos os laudos são encaminhados ao Ministério Público”, finaliza.