(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou nesta quarta-feira (26), novo diagnóstico sobre a população em situação de rua. O levantamento vai até 26 de abril.
O censo é conduzido por técnicos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço Especializado em Abordagem Social. As equipes percorrerão os principais pontos de concentração de pessoas nessa situação para aplicar o questionário.
A pesquisa também será feita durante atendimentos da Abordagem Social e do Centro POP e nas casas de acolhimento institucional conveniadas à Prefeitura que atendem a esse público.
O diagnóstico coletará informações detalhadas da população em situação de rua, como idade, sexo, naturalidade, escolaridade, histórico de vulnerabilidade, locais de permanência e serviços acessados.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, o objetivo é mapear o perfil e as necessidades dessa população para aprimorar as políticas públicas. “O diagnóstico é importante para entendermos melhor a realidade de quem está nas ruas e direcionarmos as ações de maneira eficiente”, pontuou.
O último censo sobre a população em situação de rua foi feito em 2022, quando foram identificadas 286 pessoas nessa condição. Desse total, 173 estavam em casas de acolhimento institucional.