
Em Uberaba, as condições climáticas adversas, especialmente a seca dos últimos dois anos, afetaram diretamente o rendimento das lavouras e o planejamento financeiro de produtores de grãos, cana e pecuária (Foto/Victor Juliano)
Depois de enfrentar duas safras seguidas marcadas pela estiagem, produtores rurais de Uberaba e região terão a chance de reorganizar suas finanças e dar continuidade às atividades no campo. O Governo Federal publicou, em setembro deste ano, a Medida Provisória nº 1.314/2025, conhecida como MP do Agro, que cria um programa especial voltado a produtores e cooperativas afetados por desafios climáticos e de mercado.
A medida autoriza o uso de até R$ 12 bilhões em recursos para que bancos e instituições financeiras ofereçam novas linhas de crédito rural destinadas à readequação do fluxo de caixa e à reorganização de operações contratadas até junho de 2024. A iniciativa contempla produtores que registraram perdas mínimas de 30% em duas ou mais safras entre julho de 2020 e junho de 2025, em razão de secas, enchentes, geadas e outros eventos que comprometeram a produção.
Em Uberaba, as condições climáticas adversas, especialmente a seca dos últimos dois anos, afetaram diretamente o rendimento das lavouras e o planejamento financeiro de produtores de grãos, cana e pecuária. Nesse contexto, a MP surge como uma alternativa importante para recuperar a capacidade de investimento e manter a atividade produtiva na região.
O Banco do Brasil, principal agente financeiro do agronegócio no país, já iniciou a operação das linhas de crédito previstas pela medida, batizadas de BB Regulariza Dívidas Agro. Com prazos de até nove anos e um ano de carência, os financiamentos seguem as regras da MP e utilizam recursos livres e de fontes supervisionadas.
Segundo o Banco, as condições são especiais e por tempo limitado, já que a liberação depende da disponibilidade dos recursos. A orientação é que os produtores interessados procurem suas agências de relacionamento para mais informações sobre a modalidade.
Reconhecido como o maior parceiro do agronegócio brasileiro, o Banco do Brasil reforça, com essa iniciativa, seu compromisso de estar ao lado do produtor e apoiar a retomada da sustentabilidade financeira do setor rural. Para o campo mineiro, especialmente em regiões afetadas pela estiagem, a MP representa um importante alívio para que o produtor possa se reorganizar e seguir produzindo.
Para mais informações o conteúdo pode ser acessado em: https://www.bb.com.br/site/agronegocios/bb-regulariza-agro/