Estátua dedicada a Zumbi dos Palmares, em Uberaba (Foto/Descortinando Horizontes)
A revitalização do centro histórico de Uberaba ganha um importante reforço com a estruturação do circuito “Viva o Centro – Cidade Presente”. A proposta, que integra a rota turística da cidade dentro do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, também prevê um Boulevard próximo à estátua de Zumbi dos Palmares, trazendo mais um diferencial para a cidade. O espaço ainda está em análise, mas pode se tornar um novo ponto de encontro, unindo cultura, história e lazer.
Em entrevista ao programa Pingo do J, a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, conta que a ideia ainda está em fase de planejamento, mas a intenção é que ele se integre ao comércio local. “Na estátua também temos um projeto, ainda no papel, de tentar criar um Boulevard para as pessoas, porque a intervenção de 700 metros na rua Artur Machado, ali próximo, vai ser muito interessante”, explicou.
Essa e outras propostas fazem parte de um conjunto de ações de requalificação urbana e resgate histórico da cidade, para agregar no turismo regional. A previsão é que a intervenção urbanística traga mais acessibilidade, conforto e segurança para moradores e visitantes, fomentando a ocupação do espaço público de maneira a valorizar o patrimônio histórico e arquitetônico de Uberaba.
“São obras que precisam ser feitas com muita delicadeza, porque são espaços já existentes, os quais já têm fluxo de pessoas e imóveis construídos; então são intervenções que têm que ter cuidado”, reforça a representante da pasta, em entrevista à Rádio JM.
A iniciativa faz parte da cooperação entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), da Alemanha, empresa que investe em recursos de requalificação urbana. As obras estão previstas para serem concluídas no mês de março.