CIDADE

Protesto contra atendimento na UPA

Fluxo elevado de pessoas gerou tumulto na Unidade de Pronto Atendimento do bairro São Benedito, na tarde de ontem (25)

Da Redação
Publicado em 26/01/2010 às 22:28Atualizado em 20/12/2022 às 08:29
Compartilhar

Fluxo elevado de pessoas gerou tumulto na Unidade de Pronto Atendimento do bairro São Benedito, na tarde de ontem (25). Mais uma vez, usuários do serviço de saúde estavam de ânimos exaltados e protestavam contra as condições da UPA, alegando falta de médicos e longa espera.

Do lado de fora da Unidade, a dona-de-casa Selma Marta Rocha cuidava do irmão que estava deitado no chão, passando mal. Ela contou que chegou por volta das 13h e até as 16h não havia conseguido passar pelo procedimento de triagem.

Uma funcionária pública que preferiu preservar a identidade estava indignada. “O mínimo que merecemos é ser tratados com respeito, disseram que quatro médicos estão realizando atendimento, mas nós sabemos que não é verdade”, pontuou.

A enfermeira Maria Joana foi incisiva e disparou: “Tenho vergonha de Uberaba nessas horas”.

Além da falta de profissionais, outra acusação é de que funcionárias da limpeza não estavam permitindo o uso dos banheiros. O fato provocou revolta por parte dos pacientes. A aposentada Maria Aparecida Gomes disse que o marido sente necessidade de ir ao banheiro várias vezes ao dia, o que segundo ela, não estava sendo possível na Unidade. “Todas abusando, fazendo piada, disseram que na hora que a reportagem chegar vocês usam o banheiro” contou.

Até a Polícia Militar foi acionada pelos usuários revoltados, na tentativa de resolver o problema. Maria Aparecida definiu o momento em palavras, que de acordo com a aposentada foram difíceis, mas necessárias. “O sentimento é de humilhação, tratam a gente pior do que cachorro” desabafou.

Contrariando as denúncias, a Secretaria de Saúde informou que todas as segundas-feiras apresentam situação semelhante, pois o movimento de pessoas que solicitam atendimento é maior. Os números fornecidos apontavam que até as 16h, 250 pessoas haviam entrado na unidade, 234 passaram pela triagem, 60 pacientes aguardavam atendimento e quatro profissionais prestavam atendimento médico, sendo dois na ala de urgência e emergência e dois na ala que atende casos ambulatoriais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por