Carregamento de um veículo elétrico (Foto/Petróleo e Gás)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), quer promover a utilização de veículos elétricos com a recente publicação da Instrução Normativa (IN) nº 07, com diretrizes para a instalação de estações de carregamento em novos empreendimentos, com o objetivo de padronizar as conexões e potência elétrica disponibilizada.
A IN fornece recomendações aos empreendimentos que desejam incorporar estações de carregamento de carros elétricos, permitindo que os proprietários definam critérios de localização, uso e cobrança do serviço de recarga de acordo com a legislação vigente. Isabella Nascimento, titular da Seplan, destacou que a medida visa apoiar a crescente adoção dos modelos no Brasil e em Uberaba, alinhando-se com as tendências globais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
A ideia é evitar situações em que proprietários de veículos elétricos não consigam conectar seus veículos às estações de recarga, correndo o risco de ficar sem energia suficiente para completar seus trajetos.
Por exemplo, a IN sugere que unidades habitacionais com área privativa até 80m² e com mais de 04 blocos/torres, localizadas em edificações de uso residencial privativo multifamiliar, devem possuir pelo menos a infraestrutura parcial dimensionada e instalada para, no mínimo, uma estação de recarga exclusiva para veículos elétricos e híbridos para cada bloco/torre de unidade habitacional.
Para unidades habitacionais com área privativa superior a 110m², a sugestão é que deve haver, no mínimo, uma estação de recarga para cada unidade habitacional. Esta iniciativa da Prefeitura de Uberaba representa um passo significativo na promoção da mobilidade elétrica e do desenvolvimento sustentável na região.