Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deverá receber novas ambulâncias do Ministério da Saúde. A informação é do coordenador, Oscar Danilo Dangla, que estava ontem reunido com a coordenação geral do Samu e outras 146 equipes. Este mês, o Ministério adquiriu 1.850 veículos novos com objetivo de ampliar a cobertura do serviço no país e também renovar a frota dos serviços já implantados.
De acordo com o coordenador, o Ministério da Saúde já encaminhou correspondência informando a renovação das ambulâncias do Samu em Uberaba, pois os veículos já atingiram três anos de fabricação. “Os veículos estão realmente desgastados e estamos discutindo a substituição a partir de agora”, acrescenta.
Questionado se a frota atual pode ser ampliada com os veículos adquiridos, Dangla descarta a possibilidade. Segundo ele, isso demanda repasse de verba maior para manter outras equipes, representando mais gastos ao próprio ministério, Estado e município. Hoje, Uberaba dispõe de cinco ambulâncias para o Samu, sendo um carro reserva. Conforme levantamento da assessoria de imprensa, nenhuma está parada na oficina para conserto.
Por outro lado, o coordenador explica que a regionalização do Samu, através do consórcio de saúde, está sendo discutida com as cidades do Triângulo Sul. Caso a proposta se consolide, o município poderá ter mais ambulâncias porque a população atendida aumentaria. Reunião para tratar o assunto acontece amanhã na Gerência Regional de Saúde (GRS).
Ao todo, o governo federal investiu R$ 203,4 milhões na compra dos veículos, prevendo estender a cobertura do Samu para 77% da população.