A Secretaria de Saúde, por meio do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), iniciará no dia 19 de fevereiro o Grupo Hiperdia Infantil, voltado para crianças com Diabetes Tipo 1. O Grupo surge como um espaço de apoio, aprendizado e troca de experiências, ajudando os pequenos a lidarem com o dia a dia da condição, de forma leve e segura.
A iniciativa surgiu a partir de uma solicitação de mães de crianças com diabetes que sentiram a necessidade de um atendimento mais direcionado, já que atualmente esses pacientes participam dos grupos do Hiperdia junto com os adultos.
Leia também: Uberaba promove Dia D contra a dengue neste sábado
“Para a Secretaria de Saúde, que sempre esteve atenta ao atendimento pediátrico, esse projeto reforça nosso compromisso em oferecer um cuidado especializado. Esse grupo trará mais comodidade e segurança para as mães de crianças com Diabetes Tipo 1, além de garantir um acesso qualificado a profissionais capacitados”, destaca a secretária Valdilene Rocha.
Para a criação do grupo, foi feito um levantamento das crianças com Diabetes Tipo 1 acompanhadas pela rede pública de saúde (SUS). Neste primeiro momento, o atendimento será destinado a crianças de 4 a 10 anos, que também serão beneficiadas com o Libre, um dispositivo de monitoramento de glicose. O acesso ao sensor seguirá um protocolo com critérios específicos, incluindo o acompanhamento regular na Unidade Básica de Saúde.
Os encontros ocorrerão mensalmente, das 9h às 10h, no Cemdhi (Praça Augusto Lemp, 750 – Mercês), e serão conduzidos pela equipe do Centro. O objetivo é oferecer um espaço de aprendizado e troca de experiências, além de orientar as famílias sobre o manejo do diabetes na infância.