Com o feriado da Proclamação da República, celebrado no próximo dia 15, repartições públicas e comércio fecham suas portas. De acordo com o vice-presidente da Assuper, Neilson Batista, pelo sindicato do comércio, todos os supermercados são obrigados a fechar.
Hipermercado situado na avenida Santos Dumont funcionará das 8h às 21h. O Shopping Uberaba estará aberto com o setor de gastronomia e lazer, funcionando normalmente. As lojas estarão fachadas, conforme acordo coletivo. O Shopping Manhattan também não abre.
Já os três cemitérios da cidade funcionarão normalmente, das 6h às 18h, e o Mercado Municipal funciona em regime de domingo, das 7h às 12h.
De acordo com a assessoria da Prefeitura Municipal de Uberaba, todas as repartições fecharão suas portas no feriado, mas as coletas de lixo do dia serão feitas regularmente. Na área da saúde, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito e Abadia, assim como o Samu, funcionarão com atendimento de urgência e emergência durante 24h. A Central de Ambulâncias funcionará em seu horário normal, das 6h às 18h, assim como o Centro de Ortopedia, atendendo das 7h às 19h. A Farmácia Básica da UPA Abadia abrirá normalmente no sábado e domingo, das 8h às 14h, e na segunda, no mesmo horário do fim de semana. As UBSs permanecem fechadas e retornam as atividades na terça-feira.
O comércio de rua também não funciona no feriado da Proclamação da República. Segundo o vice-presidente da associação dos postos de Uberaba, José Antônio Nascimento Cunha, os postos funcionarão regularmente e cada um tem o seu horário de funcionamento específico. A diretoria do sindicato dos bancários informa que os bancos fecharão. Repartições públicas federais, como INSS e Superintendência Regional de Ensino, também não abrem.
De acordo com o presidente da Aciu, Karim Abud Mauad, novembro é um mês complicado porque possui feriados no começo, meio e fim. “Em Uberaba, principalmente os comércios de centro e de bairro que não funcionam, acabam gerando prejuízo, porque aumenta o custo e não tem a correspondente receita”, explica. Segundo Karim, o custo do salário do funcionário continua acontecendo, mas o comerciante não pode abrir a loja para vender e o consumidor, que no feriado tem o dia de folga, não pode consumir. “Portanto, não se vende, não se produz, mas os custos continuam os mesmos porque o salário é mensal; independente de sábado, domingo e feriado, os valores são pagos. Uma diminuição na venda acarreta, quando não um prejuízo, ganhos menores”, conclui.
Consciência Negra. O Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado no próximo dia 20, conta com os supermercados abertos em seus horários normais. O Shopping Uberaba abrirá em horário especial, das 10h às 22h. O Shopping Manhattan abrirá normalmente das 9h às 19h. Os cemitérios também permanecem com seu funcionamento normal e, como sempre, algumas repartições públicas não funcionam aos sábados e domingos, portanto não haverá expediente. Para o comércio é facultativo, mas o comerciante deverá fazer pagamento especial ao funcionário. Os postos de gasolina também funcionam em seus horários habituais.