Artesanato em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Estão abertas as inscrições para dois editais que têm como foco fortalecer a produção cultural em Uberaba. A iniciativa integra a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o programa Cultura Viva, em parceria com o Ministério da Cultura.
O primeiro edital (001/2025) vai premiar pontos e pontões de cultura. Já o segundo (002/2025) é voltado ao fomento de projetos continuados desenvolvidos por essas entidades. Ambos têm como objetivo reconhecer e apoiar ações culturais realizadas de forma contínua por coletivos, organizações da sociedade civil e instituições sem fins lucrativos.
Para participar do edital 001, é preciso comprovar ao menos dois anos de atuação cultural junto à comunidade. No caso do edital 002, esse tempo sobe para três anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio da Plataforma Prosas ou do site da Fundação Cultural de Uberaba.
Coletivos e entidades que ainda não possuem CNPJ ou certificação como ponto ou pontão de cultura também podem participar do edital de premiação — o processo de inscrição permite solicitar a certificação.
Segundo Cássio Facure, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, os editais representam uma oportunidade importante para fortalecer o protagonismo cultural local e ampliar o alcance das políticas públicas na área. “É um passo importante para garantir a sustentabilidade dessas iniciativas e fomentar redes culturais na cidade”, destaca.
O prazo para inscrição vai até o dia 16 de abril. Os editais completos estão disponíveis em www.culturauberaba.com.br e na Plataforma Prosas.
Mais informações: pnabfcu@gmail.com ou pelo telefone (34) 3331-9200.