Evento na Concha Acústica marcou o início do Carnaval em Tom Maior, que será realizado de 14 a 17 de fevereiro, na Avenida dos Advogados, com gestão da EXP Produções.

Eleição da Corte do Carnaval 2026 foi realizada na Concha Acústica; Valdemir de Morais foi escolhido Rei Momo, Tatiana da Silva como Rainha e Thawanny Fernanda de Castro Cândido como Princesa do Carnaval de Uberaba. (Foto/Reprodução Prefeitura de Uberaba)
Uberaba elegeu, na noite desta sexta-feira (23), a Corte do Carnaval 2026 durante evento realizado na Concha Acústica. Valdemir de Morais foi escolhido como Rei Momo, Tatiana da Silva como Rainha e Thawanny Fernanda de Castro Cândido como Princesa do Carnaval Uberaba em Tom Maior na Terra de Gigantes. A eleição marcou a abertura oficial da programação carnavalesca deste ano.
O concurso contou com 13 inscritos, mas duas desistências foram registradas antes das apresentações. Ao todo, 11 candidatos desfilaram com trajes típicos e apresentações de samba no pé, acompanhados por torcidas que lotaram o espaço.
O Carnaval de Uberaba 2026 será realizado entre os dias 14 e 17 de fevereiro, na Avenida dos Advogados. A programação prevê desfiles de blocos carnavalescos, apresentações de escolas de samba locais e a participação da escola Tom Maior, de São Paulo, que em 2026 levará ao Sambódromo do Anhembi o enredo “Chico Xavier. Nas entrelinhas da alma, às raízes do céu em Uberaba”.
A organização e a estrutura do Carnaval em Tom Maior ficarão sob responsabilidade da EXP Produções, empresa vencedora do Chamamento Público nº 05/2025. A seleção ocorreu após análise técnica da Comissão Julgadora da Associação Geoparque Uberaba. A empresa será responsável pela montagem da estrutura, operação do evento e pela exploração da venda de alimentos e bebidas durante os dias de festa.
Este será o segundo ano consecutivo em que a EXP Produções assume a gestão do carnaval uberabense. Em 2025, a empresa também foi responsável pela realização do evento, mas naquele ano não houve concorrência no chamamento público.
A eleição da Corte do Carnaval reuniu autoridades municipais, representantes da Fundação Cultural, da Liga das Escolas de Samba de Uberaba (Liesu) e convidados ligados à organização da festa.
Leia também: Uberaba entra no clima do Carnaval 2026 com eleição da Corte e destaque no Sambódromo de São Paulo