SELECIONADA

Uberaba entra no Brasil Sem Fome e pode receber apoio técnico por 12 meses

Cidade foi incluída entre 500 municípios prioritários por indicador de insegurança alimentar grave; adesão depende de termo em até 30 dias e entrada no Sisan em até 120

Débora Meira
Publicado em 28/01/2026 às 15:33
Compartilhar

Uberaba foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) entre os 500 municípios prioritários do plano Brasil Sem Fome e pode receber 12 meses de acompanhamento técnico para integrar ações de saúde, assistência social e segurança alimentar. O foco do trabalho é melhorar o atendimento a famílias em situação de insegurança alimentar grave, com encaminhamento mais rápido à rede pública. 

A escolha segue critérios do CadInsan, indicador usado pelo governo federal para mapear famílias em condição de insegurança alimentar severa. Como polo regional, Uberaba concentra um volume expressivo de cadastros classificados como de alto risco, o que pesou para a inclusão no programa. Entre as ações previstas está o suporte para organizar e fortalecer a articulação local de políticas de segurança alimentar, incluindo as estruturas intersetoriais do município. 

O Brasil Sem Fome prevê o encaminhamento ágil das famílias identificadas aos serviços públicos, promovendo a articulação entre SUS, SUAS e políticas de segurança alimentar. A proposta do governo federal é criar uma resposta integrada para enfrentamento da fome, especialmente em municípios com maior vulnerabilidade social em Minas Gerais. 

Para garantir a participação no programa, o município precisa manifestar interesse formalmente, por meio da assinatura do Termo de Aceite, a ser enviado ao governo federal em até 30 dias após a formalização estadual. Também é necessária a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no prazo de até 120 dias. Caso os prazos não sejam cumpridos, a vaga poderá ser destinada a outro município com alto índice de risco alimentar. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba (Seds) informou que o município já integra a “Estratégia Alimenta Cidades”, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação do acesso a alimentos saudáveis, com foco nas periferias urbanas. Segundo a pasta, essa participação contribuiu para que Uberaba fosse selecionada para receber o apoio técnico do MDS. A Seds esclareceu ainda que, conforme a Portaria do programa, o município aguarda a formalização de interesse por parte do Estado para, então, manifestar adesão no prazo de até 30 dias, procedimento que também se aplica à área da Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por