
Atividades incluem palestras, blitz educativa e testagem rápida ao longo da primeira semana da campanha (Foto/Arquivo JM)
Uberaba inicia nesta segunda-feira (1º) a programação do Dezembro Vermelho, campanha nacional voltada à prevenção do HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o mês, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoverá ações educativas, palestras e oferta ampliada de testes rápidos.
Instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017, a mobilização reforça a importância do diagnóstico precoce, da assistência e da garantia de direitos às pessoas vivendo com HIV/Aids, além de incentivar práticas de prevenção.
As atividades da semana incluem ações externas e formações para profissionais de saúde:
Programação
1º de dezembro (segunda-feira)
– Blitz educativa das 8h às 10h em frente ao CTA, com apoio da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.
– Local: Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223 – Abadia.
2 de dezembro (terça-feira)
– Palestra no Hospital da Criança, das 14h às 16h, destinada a farmacêuticos, profissionais da unidade e servidores das UBSs.
– Tema: “HIV e farmacoterapia clínica humanizada: Biopolítica do nascer, gestar e crescer”.
3 de dezembro (quarta-feira)
– Encontro formativo na Feti com o infectologista Frederico Zago, voltado a médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde.
– Tema: Diagnóstico e tratamento do HIV/Aids.
4 de dezembro (quinta-feira)
– Projeto Sala de Espera em diversas Unidades Básicas de Saúde, com orientações sobre ISTs e prevenção.
5 de dezembro (sexta-feira)
– Participação do CTA no Projeto Câmara em Ação, das 9h às 17h, com oferta de testes rápidos para ISTs e distribuição de preservativos.
Segundo o gerente do CTA, Lucas Lopes, a campanha reforça a necessidade de ampliar o diálogo sobre formas de transmissão das ISTs, que podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. “O uso do preservativo masculino ou feminino, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para prevenir as ISTs, o HIV/Aids e as hepatites virais B e C”, afirmou.
O diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento são ofertados gratuitamente pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento.