Evento integra a programação do Janeiro Branco 2026 e propõe reflexões sobre cuidado emocional, fatores de risco e saúde mental no trabalho e na vida cotidiana
O Departamento de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (30), das 8h às 12h, no Anfiteatro do Centro Administrativo, o Seminário “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”. A atividade é aberta ao público e integra a programação do Janeiro Branco 2026.
A campanha Janeiro Branco, criada há dois anos, convida a sociedade a colocar a saúde mental no centro das prioridades. Em 2026, o chamado reforça a importância do cuidado contínuo com a mente como um compromisso coletivo, envolvendo políticas públicas, instituições e a comunidade.
A programação do seminário conta com palestras de profissionais da área da saúde, abordando temas como fatores de risco e proteção em saúde mental e os desafios do cuidado emocional no trabalho e na vida cotidiana. Também estão previstos momentos de debate e troca de experiências entre os participantes.
O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde e palestrante do evento, Sérgio Marçal, destacou que discutir saúde mental passa pelo enfrentamento de estigmas sociais. Segundo ele, o cuidado em saúde mental envolve reconhecer o sofrimento humano e compreender como imperativos sociais, como a exigência de produtividade e felicidade plena, podem intensificar o adoecimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo do seminário é promover reflexão, informação e sensibilização, fortalecendo ações de educação e cuidado em saúde mental ao longo de todo o ano.
Programação