Evento reunirá especialistas nos dias 6 e 7 de novembro para debater a proteção de crianças e adolescentes, com foco em ambientes digitais.
Evento reunirá especialistas nos dias 6 e 7 de novembro para debater a proteção de crianças e adolescentes, com foco em ambientes digitais (Foto/Divulgação)
Profissionais da rede de proteção à infância em Uberaba participam, nos dias 6 e 7 de novembro, do encontro “Conectados pela Proteção: Prevenindo o Cyberbullying, a Adultização Infantil e a Violência Sexual”, no anfiteatro do Centro Administrativo. A programação inclui palestras de especialistas das áreas da Saúde, Desenvolvimento Social e forças de segurança.
Voltado a assistentes sociais, educadores, psicólogos, conselheiros tutelares e agentes de segurança, o evento tem o objetivo de fortalecer estratégias de enfrentamento às diversas formas de violência contra crianças e adolescentes, especialmente no ambiente digital.
Segundo a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Camila Tertuliano, a integração entre diferentes setores é essencial para garantir a proteção integral do público infantojuvenil. “Enfrentar as violências contra crianças e adolescentes exige atuação integrada e contínua, com políticas públicas intersetoriais e ações preventivas e formativas”, destacou.
A programação do dia 6 começa às 8h, com abertura oficial e presença de autoridades. Às 9h, o psicólogo e diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Sérgio Marçal, ministra a palestra “Entre Telas e Afetos: Construindo Redes de Proteção na Era Digital”. Em seguida, a referência técnica em Vigilância das Violências, Raissa Mazeti, apresenta o tema “Implantação da Ficha Municipal de Notificação de Cyberbullying”.
Encerrando as atividades do primeiro dia, às 10h, as delegadas da Polícia Civil Ludmila Perfeito e Mariana Pontes conduzem a palestra “Da Denúncia à Proteção: o Enfrentamento da Violência Digital”.
No segundo dia, 7 de novembro, a psicóloga Fernanda Manzan abre as discussões às 8h, com o tema “Entre Filtros e Infância: Adultização e Impactos Emocionais”. Às 9h, o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Uberaba, Benedito Raymundo Beraldo Junior, e o policial federal Sérgio Rodrigues, coautor do programa Guardiões da Infância, encerram o evento com a palestra “Infância Segura: Prevenção do Abuso Sexual Online e Offline”.
De acordo com Raissa Mazeti, a nova edição do encontro dá continuidade a um ciclo de discussões iniciado em junho. “Voltamos a nos reunir agora para aprofundar as discussões e compartilhar novos conhecimentos e experiências”, afirmou.
Serviço:
Data: 6 e 7 de novembro
Local: Anfiteatro do Centro Administrativo de Uberaba
Inscrições: disponíveis em uberaba.mg.gov.br
Participação gratuita