Durante todos os dias de festividade, são esperadas cerca de 50 mil pessoas (Foto/Divulgação)
Uberaba já vive os preparativos para a Festa de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade, que é realizada de 1º a 15 de agosto. Em 2025, a celebração ganha um significado especial por ocorrer durante o Ano Jubilar "Peregrinos da Esperança", reforçando o espírito de fé, gratidão e união entre os fiéis. Durante todos os dias de festividade, são esperadas cerca de 50 mil pessoas.
Há cerca de dois meses, uma grande mobilização vem sendo organizada pela comunidade religiosa, envolvendo reuniões, montagem de estrutura e ações de engajamento da comunidade. Cerca de 400 voluntários atuarão durante os 15 dias da festa, contribuindo com os trabalhos litúrgicos e operacionais na Basílica. Na última quinta-feira (31/7), uma missa de envio foi realizada especialmente para abençoar e agradecer o serviço desses voluntários.
A programação religiosa e cultural abrange todos os públicos, com missas diárias em diferentes horários, procissões, momentos de oração e atividades temáticas. No domingo (3), por exemplo, está prevista a tradicional missa com motociclistas. Outro destaque é a Caminhada Mariana, marcada para o dia 10. Também haverá celebrações dedicadas a diferentes segmentos da sociedade, como profissionais da saúde, educadores, agricultores e famílias.
O ponto alto da festa é dia 15 de agosto. A programação começa às 5h15 com uma alvorada na Praça do Santuário da Abadia. Missas serão celebradas de hora em hora das 6h às 17h, seguidas por bênçãos, confissões e um almoço comunitário com galinhada a partir das 11h. Às 18h30, ocorre a tradicional coroação de Nossa Senhora, que antecede a grande procissão pelas ruas da cidade. A noite se encerra com um bingo especial, cujo prêmio será um Fusca 1972 ou R$ 20 mil via PIX.
Além do calendário litúrgico, a festa conta com uma animada quermesse, leilões, barracas de comidas típicas e venda de artigos religiosos na secretaria paroquial, onde também podem ser feitos agendamentos de missas. O ambiente festivo é equilibrado pela espiritualidade da oração dedicada à padroeira, que inspira os fiéis a renovarem sua fé.