Aproximadamente 90 uberabenses enfrentaram problemas, na última terça-feira (13), para agendar consultas de perícia médica junto ao Ministério da Previdência Social em Uberaba.
De acordo com o gerente executivo da unidade local, Dolorísio Humberto da Silva, o Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabe) apresentou defeitos técnicos em todas as agências do Brasil. “Aqui não registramos problemas na semana passada, mas, desde então, o programa está instável. Técnicos da Dataprev trabalharam todo o feriado para tentar resolver, mas na terça travou tudo mesmo”, afirma o gerente. “Não pudemos comunicar a ninguém pelo telefone porque ficamos aguardando o sistema voltar, o que não aconteceu. Algumas pessoas, como uma senhora que esteve aqui, ficaram bastante irritadas, mas a maioria compreendeu que não era nossa culpa”, diz.
Segundo ele, o funcionamento do programa ficou oscilando por todo o dia e das 90 pessoas agendadas para a terça-feira, 33 foram atendidas. “Catorze foram feitas manualmente, dentro do sistema, e 19 fora”, diz. As outras 57 pessoas que saíram da unidade sem atendimento foram remarcadas para os dias seguintes. “Dividimos entre quatro dias: algumas já foram atendidas hoje [ontem] e outras serão distribuídas entre os dias 19, 20 e 21, na semana que vem”, alega.
De acordo com Dolorísio, o INSS de Uberaba registra média de 120 atendimentos diários de perícia médica e conta com sete médicos especializados. “Remarcamos de modo que os profissionais não ficarão saturados e que os usuários do serviço não terão ônus”, garante o gerente.