
A partir desta sexta-feira (31), Uberaba será palco de uma ampla programação dedicada à literatura e à arte. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza o 2º Festival Literário (FeLi), evento gratuito e reúne escritores, artistas e educadores em uma série de atividades que seguem até 9 de novembro.
A agenda é extensa e diversificada, com oficinas, saraus, lançamentos de livros, exibições de filmes, rodas de conversa, feirinha literária, exposições fotográficas e apresentações artísticas. As atividades acontecem em diferentes espaços da universidade e em locais culturais parceiros.
A abertura oficial será na segunda-feira (3), às 19h, no Auditório Turmalina, com bate-papo e intervenção artística do poeta Djami Sezostre. Antes disso, o festival terá pré-estreia na quinta (31), com o Café Literário “Frankenstein: revivências literárias e artísticas”, comandado pela professora e escritora Luciana Colucci, no Porão da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
Entre outros destaques do evento estão a oficina “Mediação de leitura e ludicidade na biblioteca”, o Slam Duamô, a homenagem ao escritor Jorge Nabut, o Sarau Quinta Cultural e o encerramento festivo na Casa di Giulietta, no dia 9 de novembro, com apresentações teatrais, musicais e sorteios de brindes.
Segundo Samira Cunha Vitral, servidora do Centro Cultural da UFTM (CCult), o festival busca fortalecer o papel de Uberaba como polo de produção literária e cultural no Triângulo Mineiro. “A proposta é que este festival se torne parte do calendário oficial da cidade, pela importância de um evento dessa natureza para a formação cultural da comunidade. É um projeto plural, democrático e construído a várias mãos, que valoriza a literatura e os fazedores de cultura da nossa região”, ressaltou.
O 2° FeLi conta com apoio do Curso de Letras da UFTM, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, da Biblioteca Municipal, da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), da Fundação Cultural, do Sicoob, da Associação Geoparque, da Casa di Giulietta, além de colégios, editoras, docentes, discentes, técnicos, escritores e fazedores de cultura na cidade.
A programação completa com datas, horários, locais e atividades, além do e-book 2025, está disponível na rede social do CCult UFTM. O evento é aberto ao público; entretanto, é solicitada a inscrição para as oficinas por meio de e formulário.