INCLUSÃO

Vereador propõe projeto pioneiro para incluir QR Codes em placas de ruas de Uberaba

Iniciativa permitirá acesso à história e imagem dos homenageados que dão nome às vias públicas; proposta já repercute em outras cidades do país

Dandara Aveiro
Publicado em 12/10/2025 às 14:36
Compartilhar

Uberaba pode ser a primeira cidade do país a incluir QR Codes em placas de ruas, com projeto apresentado pelo vereador Cleber Júnior (Foto/Reprodução)

O vereador Cleber Júnior (MDB) apresentou na Câmara Municipal de Uberaba um projeto de lei que propõe a inclusão de QR Codes nas placas de denominação de ruas da cidade. A ideia, segundo ele, é “trazer conhecimento e valorizar as pessoas que aqui já viveram e contribuíram para o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade”. 

Pelo texto, cada nova placa instalada, ou as que forem substituídas, deverá conter um código que direcionará o usuário a um link com a foto e a história de vida da pessoa homenageada. “Quando solicitamos um logradouro público, já temos que enviar a foto e a justificativa do projeto com a história da pessoa. Então, isso não trará ônus ao Executivo”, explicou o vereador. 

Cleber destacou que ainda será definida, em reunião com o Executivo, onde ficarão hospedadas as informações. As possibilidades, segundo ele, são os sites da Prefeitura de Uberaba ou da Câmara Municipal. 

O projeto não prevê custos extras para o município, já que a medida será aplicada apenas nas novas placas ou nas substituições futuras, que naturalmente já aconteceriam em algum momento. Além disso, o público-alvo, segundo o autor do projeto, é toda pessoa interessada em conhecer a história por trás dos nomes das ruas. “Acredito muito que isso vai despertar o interesse, especialmente dos jovens. Recebi muitas mensagens de quem achou incrível poder saber quem foi o homenageado. Teve até quem contou que vai se emocionar ao ver a história do pai registrada na placa”, relatou. 

O projeto tramitou na Câmara na segunda-feira (6) e deve ser votado esta semana em sessão legislativa. “Todos os vereadores gostaram da ideia e me parabenizaram pelo projeto”, afirmou Cleber. Caso seja aprovado e sancionado, o prazo para implementação será de seis meses. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por