Saúl Ñíguez, de 30 anos, já jogou com Filipe Luiz no Atlético de Madrid (Foto/Atlético de Madrid)
O Flamengo está perto de fechar a contratação do experiente meio-campista espanhol Saúl, de 30 anos. As conversas com o jogador, que pertence ao Atlético de Madrid, evoluíram nas últimas horas, e a expectativa é que um desfecho positivo aconteça ainda nesta semana.
Fora dos planos do técnico Diego Simeone, Saúl foi comunicado de que pode buscar um novo destino. Com contrato até meados de 2026, o meia estuda uma rescisão amigável para facilitar sua transferência. Nesse cenário, o Flamengo surgiu como principal interessado.
A relação entre Saúl e o técnico Filipe Luís também pesa a favor do clube carioca. Os dois atuaram juntos no Atlético de Madrid entre 2015 e 2019, período em que conquistaram títulos e chegaram a duas finais de Champions League. A conexão pode acelerar a adaptação do reforço.
Antes de surgir no radar rubro-negro, Saúl negociava com o Trabzonspor, da Turquia, mas o acordo não avançou. Livre para buscar novo clube, demonstrou interesse no projeto do Flamengo para o segundo semestre de 2025.
Com passagem pelas seleções de base da Espanha, Saúl esteve no elenco da Copa do Mundo de 2018, embora não tenha entrado em campo. Sua última convocação ocorreu em 2019. O espanhol já defendeu clubes importantes da Europa, como Chelsea e Sevilla. Na Inglaterra, inclusive, foi colega de Jorginho, atual camisa 5 do Flamengo, com quem disputava posição.
A chegada de Saúl é vista como estratégica pela diretoria. O setor de meio-campo sofreu perdas recentes, como a saída de Gerson e as lesões recorrentes de De la Cruz. Na última temporada, o jogador atuou pelo Sevilla, com 26 partidas, um gol e seis assistências registradas.
O acerto final pode ocorrer nos próximos dias, dependendo apenas da liberação oficial do Atlético de Madrid.