UM GRANDE JOGO DE FUTEBOL

Flamengo vence o Palmeiras em jogo eletrizante e empata na liderança do Brasileirão

Agência Futebol Interior
Publicado em 20/10/2025 às 08:26
Compartilhar

Em tarde de Pedro, Flamengo venceu Palmeiras, e agora divide a ponta do Brasileirão com o time de Abel Ferreira (Foto/Alexandre Vidal/Flamengo)

Em tarde de Pedro, Flamengo venceu Palmeiras, e agora divide a ponta do Brasileirão com o time de Abel Ferreira (Foto/Alexandre Vidal/Flamengo)

Num jogo eletrizante, o Flamengo venceu por 3 a 2 o Palmeiras, neste domingo à tarde, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora os dois dividem a liderança do Brasileirão, com 61 pontos, porém, o time paulista leva vantagem, no número de vitórias: 19 a 18. A expectativa é de que briguem, ponto a ponto, até a 38ª rodada.

Chamado de ‘Final Antecipada’ o clássico interestadual chamou atenção pela alta qualidade técnica. O Mengão saiu na gente com Arrascaeta, agora com 15 gols e artilheiro ao lado de Kaio Jorge , do Cruzeiro, mas o Verdão empatou com Vitor Roque, de cabeça.

O Flamengo voltou a ficar na frente com um pênalti cometido por Bruno Fuchs em cima de Pedro. Embora contestado, o pênalti existiu segundo o analista Paulo Cesar de Oliveira, da TV Globo. Na cobrança, Jorginho deslocou o goleiro Carlos Miguel, que substituiu a Weverton, machucado.

Num erro de Anibal Moreno, o Flamengo ampliou com Pedro, agora com 12 gols. Já nos acréscimos do segundo tempo, num contra-ataque, o Palmeiras diminuiu com o zagueiro Gustavo Gómez.

Agora, ambas as equipes voltam as atenções para a disputa das semifinais da Copa Libertadores no meio de semana. Na quarta-feira, o Flamengo sobe novamente ao gramado do Maracanã para enfrentar o Racing pelo confronto de ida. Já na quinta, o Palmeiras joga na altitude de Quito, contra a LDU, na primeira partida com os equatorianos por uma vaga na decisão.

Como era de se esperar, a partida começou com a temperatura lá no alto. Empurrões, duras disputas pela bola e reclamações por parte de ambas as equipes elevaram a fervura de uma partida que já começou quente nos dias que antecederam o confronto. Trocas de farpas entre os dirigentes e polêmicas de arbitragem deram o tom durante a semana.

Mesmo jogando no Maracanã, o Palmeiras adotou uma postura de protagonismo e tomou as rédeas da partida desde os primeiros minutos. A equipe paulista pressionou a saída de bola adversária e explorou jogadas aéreas – os palmeirenses reclamaram bastante de um pênalti após Jorginho deslocar Gómez com os braços dentro da área. Mas como detalhes fazem a diferença em partidas deste tamanho, foi o Flamengo quem saiu na frente. Pedro girou sobre a marcação de Bruno Fuchs e deixou De Arrascaeta cara a cara com o estreante Carlos Miguel, que nada pôde fazer para evitar o gol rubro-negro, aos 9 minutos.

O gol do Flamengo foi um reflexo do que como vem sendo as últimas partidas do time carioca. Apesar de não fazer atuações exuberantes, o time se sobressai pela vasta qualidade técnica de um elenco estrelado. Já o Palmeiras demonstrou uma atitude típica de uma equipe que se acostumou a estar sempre “nas cabeças” e não se abalou após sair atrás no placar. O time de Abel Ferreira manteve o ímpeto e aproveitou do momento em que o rival estava desnorteado pela lesão do zagueiro Léo Ortiz e empatou com Vitor Roque, de cabeça, aos 24 minutos.

A reta final da etapa inicial foi marcada por um lance polêmico. Fuchs calçou Pedro dentro da área e o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti. O Palmeiras reclamou de uma possível falta do atacante no zagueiro momentos antes – e também de Danilo em cima de Vitor Roque -, mas a penalidade foi confirmada e Jorginho deslocou Carlos Miguel para colocar novamente o Flamengo à frente, aos 41 minutos.

O Palmeiras ainda se situava quando foi castigado por mais um erro individual. Aníbal Moreno cochilou e foi desarmado por Pedro próximo da grande área. A bola sobrou para De Arrascaeta, que deixou o companheiro em boas condições para fazer o terceiro dos cariocas, aos 45 minutos.

A chuva, que não deu trégua no Rio nos últimos dias, se intensificou na volta do intervalo. O Palmeiras manteve a toada inicial, continuou indo para cima e quase diminuiu quando Vitor Roque acertou a trave após chute travado. Felipe Anderson também assustou em chute na entrada da área após ótima trama do time de Abel pela direita.

Diante da sequência pesada que o calendário impõe, os treinadores recorreram aos bancos de reservas a partir dos 15 minutos do segundo tempo. O técnico Filipe Luís ganhou força e velocidade com as entradas de Plata e Carrascal, ideais para o cenário de jogadas em contra-ataque. Abel oxigenou o Palmeiras com Allan, Sosa e Emi Martínez, mas a equipe paulista sentiu dificuldade para furar o bloqueio rubro-negro.

Abel Ferreira foi para o tudo ou nada e mexeu no esquema com as entradas de Facundo Torres e Sosa, colocando o Palmeiras todo à frente. A estratégia demorou a surtir efeito e o Flamengo foi perigoso nos contragolpes. Aos 48 minutos, Gustavo Gómez se lançou à área e, quase como um atacante, diminuiu o placar.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3 X 2 PALMEIRAS

FLAMENGO – Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Saúl Ñíguez), Jorginho e De Arrascaeta (Plata); Luiz Araújo, Samuel Lino (Carrascal) e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.

PALMEIRAS – Carlos Miguel; Khellven (Facundo Torres), Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez), Andreas Pereira (Raphael Veiga), Maurício (Allan) e Felipe Anderson (Sosa); Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

GOLS – Arrascaeta, aos 9, Vitor Roque, aos 24, Jorginho, aos 41, e Pedro, aos 45 minutos do primeiro tempo; Gustavo Gómez, aos 48 do segundo.

CARTÕES AMARELOS – Erick Pulgar, Alex Sandro e Carrascal (Flamengo); Maurício e Gómez (Palmeiras).

CARTÃO VERMELHO – Piquerez (Palmeiras).

ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).

PÚBLICO – 71.651 presentes.

RENDA – R$ 5.983.920,00.

LOCAL – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).

29ª RODADA

DOMINGO, 19/10

16:00 – Flamengo 3 x 2 Palmeiras (Globo, Premiere)

18:30 – Mirassol 3 x 0 São Paulo (Premiere)

18:30 – Internacional 2 x 0 Sport (Premiere)

18:30 – Ceará 0 x 2 Botafogo (Premiere)

20:30 – Bahia 4 x 0 Grêmio (Premiere)

SEGUNDA, 20/10

19:00 – Juventude x Red Bull Bragantino (Premiere)

19:30 – Vasco da Gama x Fluminense (Record, YouTube, Premiere)

21:30 – Santos x Vitória (SporTV, Premiere)


 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por