Faltou talento e inspiração para os jogadores do Santos, que não conseguiam superar o bloqueio baiano (Foto/ECV)
No duelo direto na parte de baixo da tabela, o Santos permitiu o Vitória se aproximar e esquentou a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Leão calou a Vila Belmiro nesta segunda-feira ao vencer o confronto por 1 a 0, com gol de Matheuzinho, de pênalti, no confronto que marcou o encerramento da 29ª rodada.
Com o resultado, o Santos que vinha empolgado com a vitória no clássico contra o Corinthians, estacionou com 31 pontos, em 16º lugar, sendo o primeiro time fora do Z4, graças ao critério de desempate, já que tem uma vitória a mais que o próprio Vitória – 8 a 7 – que aparece colado, também com 31 pontos, abrindo a zona de descenso na 17ª colocação. O time Alvinegro Praiano ainda tem um jogo a menos para cumprir.
FIM DO TABU
A equipe do Vitória festejou como se fosse a conquista de um título. Pela primeira vez venceu o Santos no estado de São Paulo e conquistou os primeiros três pontos de fora de casa neste Brasileiro.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo. NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
LEÃO NA FRENTE
O Santos começou pressionando e levou perigo logo no primeiro ataque. Lautaro Díaz cai na área e o árbitro Rafael Rodrigo Klein marcou pênalti, mas voltou atrás após intervenção do VAR.
O domínio santista permaneceu com mais de 70% de posse de bola, mas o goleiro Lucas Arcanjo só foi exigido aos 13 minutos, após finalização rasteira de Guilherme. Aos 16, Zé Rafael arriscou, mas pegou mal na bola.
Aos poucos o ritmo do Santos foi diminuindo, enquanto o Vitória conseguiu se posicionar melhor na defesa e preencher os espaços anteriormente usados pelos jogadores alvinegros.
O time baiano produziu seu primeiro momento ofensivo aos 22 minutos, com Aitor, mas o chute saiu prensado por Igor Vinícius. No minuto seguinte, o uruguaio Renzo López cabeceou para fora.
Mesmo tímido, o Vitória começou na parte final do primeiro tempo a se arriscar nos contra-ataques. Aos 33 minutos, Renzo López falhou ao dominar a bola.
Aos 34, o VAR voltou a ser acionado, após Brazão se chocar com Renzo López. Desta vez, Rafael Klein apontou pênalti, que Matheuzinho cobrou para abrir o placar, aos 40 minutos.
A desvantagem no placar fez o Santos ir ao ataque. Lucas Arcanjo mandou para fora uma finalização esquisita de Escobar, enquanto William Arão cabeceou com perigo, após escanteio cobrado por Barreal.
O desespero do Santos no ataque abriu a oportunidade do Vitória buscar os contra-ataques e a equipe baiana só não aumentou a vantagem aos 48 minutos porque Brazão fez bela defesa em chute de Baralhas.
VITÓRIA DO VITÓRIA
Como era esperado, o Santos voltou para a etapa final no ataque. O problema é que faltou talento e inspiração para os comandados de Vojvoda, que não conseguiam superar o bloqueio baiano. Apesar de toda a pressão, a melhor oportunidade surgiu apenas aos 14 minutos, com Barreal, mas o chute foi para fora.
A torcida presente na Vila Belmiro pede e entrada de Robinho Jr, que está no banco de reservas. Vojvoda ouviu a torcida e colocou o jovem jogador no lugar de Barreal, aos 23 minutos. Victor Hugo também substituiu Willian Arão.
O Santos ‘aluga’ meio campo e se posiciona perto da área do Vitória. Souza, Guilherme, Lucas Braga não tiveram sucesso, enquanto o Vitória se mostrou ‘vivo’ nos contra-ataques, a ponto de Livas Braga, aos 40 minutos, acertar a trave de Brazão.
O Santos ficou com a bola até o final. Rollheiser chutou de longe e Lucas Arcanjo fez bonita defesa, mas não teve competência para buscar os importantes três pontos.
AGENDA
O Santos volta a campo agora no domingo, quando visita o Botafogo, às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Já o Vitória atua no sábado, às 16h, contra outro time paulista, o Corinthians, no Barradão, em Salvador (BA).
Juventude 1 x 0 Red Bull Bragantino
Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense
Santos 1 x 0 Vitória (BA)