Seleção Brasileira fecha sua campanha nas Eliminatórias contra a Bolívia, em jogo marcado pela altitude extrema de El Alto (Foto/Paulo Pinto/CBF)
Campinas, SP, 08 (AFI) – Nesta terça-feira (09), o Brasil fará seu último jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. No Estádio Municipal El Alto, a partir das 20h30, a seleção brasileira visita a Bolívia. A partida ocorrerá na altitude de 4.090m acima do mar da cidade boliviana de El Alto.
COMO VEM?
A Seleção Brasileira, que garantiu vaga antecipada no Mundial, está na segunda posição com 28 pontos. A equipe comandada pelo italiano Carlo Ancelotti vem de vitória por 3 a 0 diante do Chile.
Do outro lado, a Bolívia mantém vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo. A equipe do técnico Oscar Villegas está na oitava posição com 17 pontos, um a menos do que a Venezuela, que aparece no sétimo lugar e, atualmente, teria vaga na repescagem. Na última rodada, os venezuelanos recebem a Colômbia, que já está classificada ao Mundial.
BOLÍVIA
A Bolívia vem de uma dura derrota em Barranquilla, mas continua com chances de classificação e, até por isso, o técnico Óscar Villegas tende a não promover grandes mudanças no XI inicial. Apoiada pela altitude de El Alto, La Verde espera ir para cima do Brasil. Miguelito, nome conhecido da torcida do Santos, é peça importante na equipe.
Provável escalação: Lampe; Diego Medina, Haquín, Morales e Roberto Fernández; Villamíl, Ervin Vaca, Robson Matheus e José Sagredo; Miguelito e Moisés Paniagua. Técnico: Oscar Villegas.
BRASIL
A Seleção vai ter de lidar com novos desfalques em El Alto. Kaio Jorge, que se lesionou, é mais uma baixa. O atacante se junta a Vanderson, Alex Sandro, Joelinton e Matheus Cunha, todos cortados por motivos de lesão.
Além disso, o técnico Carlo Ancelotti não vai poder contar com os serviços de Casemiro, que levou o segundo cartão amarelo na rodada passada e vai cumprir suspensão. Carletto deve aproveitar para fazer novos testes na seleção brasileira, em busca de encontrar opções para a seleção na reta final de preparação para 2026.
É provável que Ancelotti faça mudanças no time do Brasil. Nomes como Fabrício Bruno, Paquetá e Alexsandro treinaram entre os titulares. No ataque, Richarlison foi testado na função de João Pedro, assim como Samuel Lino e Luiz Henrique também foram titulares em determinado momento dos últimos treinos. Assim, o técnico italiano deve mandar o seguinte time a campo.
Provável escalação: Alisson; Wesley (Vitinho), Fabrício Bruno (Marquinhos), Alexsandro e Douglas Santos (Caio Henrique); Andrey Santos, Bruno Guimarães (Jean Lucas) e Paquetá; Raphinha (Luiz Henrique), Richarlison (João Pedro) Estêvão (Martinelli ou Samuel Lino). Técnico: Carlo Ancelotti.
RETROSPECTO
Bolívia e Brasil se enfrentaram 33 vezes ao longo da história. Até aqui, domínio amplo e confirmado da Seleção: 24 vitórias, quatro empates e apenas cinco derrotas (todas longe de casa).
Onde assistir: TV Globo e SporTV.