A Câmara dos Deputados começa hoje o seu esforço concentrado do mês de agosto, destinado à apreciação de uma série de matérias. Na pauta de votações constam nove itens, sendo oito medidas provisórias (MPs) e o projeto de lei que trata da criação do Fundo Social e do sistema de exploração da camada do pré-sal. Das oito MPs que podem ser votadas, três estão trancando a pauta de votações da Casa.
Este é o único esforço concentrado para votações na Câmara no mês de agosto por causa do período pré-eleitoral. Por isso, o presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), encaminhou telegrama a todos os deputados pedindo que estejam em Brasília nesta semana para as votações. Só que no primeiro dia da semana, ontem, sequer chegou a ter a tradicional sessão de debates das segundas-feiras da Câmara. Isso porque na abertura dos trabalhos havia apenas cinco deputados, e para abrir a sessão é preciso um mínimo de 51 deputados na Câmara.
Novo esforço concentrado da Câmara deverá ser feito na primeira semana de setembro. Depois, votações só após as eleições de 3 de outubro.