A Receita Federal libera, nesta quinta-feira (31), o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Ao todo, R$ 10 bilhões serão creditados a 7,2 milhões de contribuintes em todo o país. A consulta para saber se a restituição foi liberada está disponível desde o dia 24 de julho no site oficial da Receita.
Para verificar se o nome está na lista, é necessário acessar a plataforma Consultar Restituição, informar o CPF, a data de nascimento e selecionar o ano-base 2025. O sistema informa imediatamente se o pagamento está programado para este lote.
Esse é o primeiro lote a incluir contribuintes não prioritários. Foram contemplados aqueles que enviaram a declaração até 16 de julho ou que resolveram pendências de malha fina de anos anteriores. Outros dois lotes ainda serão pagos neste ano, com depósitos agendados para os dias 29 de agosto e 30 de setembro.
Prioridade no pagamento
Do valor total deste lote, cerca de R$ 557,8 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal. Estão nessa categoria:
Além dos prioritários, o pagamento também alcança 6,3 milhões de contribuintes que optaram por preencher a declaração de forma pré-preenchida ou escolheram o recebimento via Pix. Outros 756 mil contribuintes não prioritários também serão contemplados neste lote.
Como consultar a restituição
A Receita disponibiliza também um aplicativo para celular e tablet, onde é possível fazer a consulta e até receber notificações assim que a restituição é liberada.
Confira o passo a passo para consultar:
Pagamento
O crédito da restituição é feito diretamente na conta bancária indicada na declaração do IR ou via Pix, desde que a chave informada seja o CPF do titular. Se o valor não for creditado, o contribuinte pode reagendar o pagamento em até um ano. Isso pode ser feito pelo site do Banco do Brasil (bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais regiões) e 0800-7290088 (deficientes auditivos).
Calendário dos próximos lotes:
Os contribuintes que ainda não foram contemplados devem acompanhar as próximas liberações ou verificar se há pendências que possam impedir o pagamento.