Dando continuidade à série de sabatinas aos candidatos a prefeito, ontem foi a vez do professor universitário Wagner Nascimento Júnior
Dando continuidade à série de sabatinas aos candidatos a prefeito de Uberaba, ontem foi a vez do professor universitário Wagner Nascimento Júnior, do PTC. Ele respondeu a perguntas dos jornalistas do Grupo JM de Comunicação e também de ouvintes da Rádio JM 730. Para o candidato, o chefe do Executivo tem que receber estatísticas da violência e acredita que posto policial em todos os bairros pode amenizar a sensação de insegurança.
Para o candidato, Segurança Pública também deve ser exercida pelo prefeit “Muitas vezes vejo o gestor público falar que Segurança Pública não é prerrogativa dele. Vou dar alguns exemplos: no caso do ‘Vale Vida’. Se a Prefeitura não ajudar a pessoa, o pai e a mãe vão roubar para colocar comida em casa, ou se o filho não tiver uma ocupação, uma perspectiva de vida, vai para as drogas ou tráfico”.
Segundo o candidato, “segurança é uma sensação, você não vive se não se sentir seguro. E como a gente dá essa sensação de segurança para a população? O prefeito deve instalar um posto policial em cada bairro, mas um posto policial que exerça a sua capacidade plena”.
Ele explica que “alguns bairros não têm posto da polícia e isso faz com que as pessoas deixem de registrar crimes, que, assim, não entram na estatística. O prefeito pode ceder funcionários para trabalhar as estatísticas e divulgar à sociedade onde está mais perigoso. Só de informar onde está havendo muito crime, a criminalidade vai diminuir”, garante.
Conforme o candidato, para se combater o tráfico de drogas, uma das molas propulsoras da criminalidade, é “preparar o jovem, principalmente na educação. Por isso o professor do ensino básico tem que ser mais bem tratado. Tem que ter escola de tempo integral e convencer o jovem a ficar na escola, mostrando para ele que a escola é o melhor”.
Com relação à Guarda Municipal, ele diz que, se eleito, vai “criar um projeto de lei para melhorar salário dos guardas”. E finaliza: “Pretendemos usar a Guarda Municipal na prevenção de forma inteligente”.