Diretor do Departamento de Direito do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Luiz Fernando Valadão Nogueira proferiu palestra na noite de ontem no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu). O advogado abordou o tema “Divórcio, um ano de vigência da emenda constitucional número 66/2010”. A palestra faz parte de um ciclo de apresentações programadas pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), núcleo Uberaba.
Segundo Valadão, a emenda veio para facilitar e diminuir os constrangimentos que o casal sofria na hora do divórcio. “Esse foi um avanço, principalmente para a família. Antes as pessoas se separavam, para só depois entrar com o pedido de divórcio. Agora não é mais assim. O casal pode se separar rapidamente e sem agredir um ao outro”, pontua. O advogado completa que aqueles casais que já estavam separados antes da publicação da emenda constitucional não estão automaticamente separados. “Eles precisam procurar o Judiciário para regularizar a situação”, explica.
Nas últimas eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais, Valadão disputou o cargo, mas não obteve êxito. Questionado sobre a possibilidade de disputar novamente a eleição, ele não descarta essa hipótese. “Eu viajo bastante e, por onde passo, recebo muitos incentivos para novamente disputar a eleição. Mas, as eleições ocorrerão somente no ano que vem”, finaliza.