A substituição é gratuita e está prevista pela resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). (Foto/Divulgação)
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai investir R$ 70 milhões em 2025 para substituir mais de 400 mil medidores de energia em todo o estado. A ação faz parte de um projeto de modernização que já resultou na troca de mais de 2 milhões de equipamentos desde 2021, em 774 municípios mineiros.
Segundo a empresa, os aparelhos retirados têm, em média, 13 anos de uso e serão substituídos por modelos mais modernos, que oferecem maior precisão no registro do consumo, mais segurança na medição e maior transparência no faturamento.
A substituição é gratuita e está prevista pela resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Cemig reforça que nenhum colaborador está autorizado a cobrar valores ou solicitar documentos pessoais e dados bancários durante o atendimento. Todos os profissionais atuam uniformizados, com crachá de identificação e veículos caracterizados.
Para confirmar se há visita agendada, o cliente deve ter em mãos o CPF do titular e o número da instalação da unidade consumidora (que começa com 300). O atendimento pode ser feito pelo WhatsApp (31) 3506-1160, digitando “substituição de medidor”, ou pelo telefone 116. “Assim, é possível confirmar se há visita agendada e evitar dúvidas sobre a legitimidade do atendimento”, afirmou a gerente de Relacionamento com Clientes da Cemig, Pollyana Jerusa de Freitas.
Os novos equipamentos também facilitam o acompanhamento mensal do consumo e dão agilidade ao trabalho dos leituristas, reduzindo riscos de erros e aumentando a qualidade do serviço prestado.