Um grande volume de água provocou o desmoronamento de parte da pista da MG-464, que liga as cidades de Sacramento e Conquista. A tromba d’água aconteceu na tarde do último sábado.
O coordenador regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Cussi, ficou impressionado com a destruição e a força das águas. Segundo ele, no local (Km 273,8) passa um córrego, através de dois enormes tubos de concreto, de três metros e meio de altura por três metros de largura. A água cobriu a pista, em aproximadamente 60 metros de extensão, assim como o aterro, que tem seis metros de altura. O resultado foi que parte do asfalto cedeu, fazendo com que meia pista fosse interditada.
O local fica situado aproximadamente a dez quilômetros após o trevo de acesso a Conquista. Durante várias horas a Polícia Militar Rodoviária realizou a sinalização, para avisar os motoristas que passam pela rodovia, até a chegada dos funcionários do DER.
Além disso, cerca de dez quilômetros do ponto onde ocorreu o desmoronamento, entre a BR-050 e o trevo de Conquista, após a entrada da Usina Mendonça, uma das duas pontes existentes desabou. O coordenador do DER explicou que uma ponte nova havia sido construída no local, mas a antiga permaneceu ao lado, apesar de não ser utilizada por veículos, e justamente ela, não suportou a forte chuva. A outra ponte não chegou a ser atingida.
De acordo com Paulo Cussi na manhã desta segunda-feira ele entrará em contato com a Diretoria de Operações do DER em Belo Horizonte, objetivando buscar verbas emergenciais para solucionar o problema.
A reportagem teve informações de que o abastecimento de água de Conquista havia sido comprometido, porém, não foi possível encontrar ninguém ontem à noite para falar sobre o assunto. (HLM)