Redução das taxas de juros anunciada pelas instituições bancárias para as operações de crédito imobiliário promete manter aquecido o setor da construção civil. Empresários do segmento comemoram a medida que contribuirá para o aumento na venda de imóveis, no lançamento de novos produtos e também para a geração de empregos.
De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Nagib Cury, a medida é vista de forma positiva sobre dois aspectos: o empresarial, devido à redução de juros que as construtoras pagam, e o aspecto habitacional, que possibilita menor comprometimento da renda do trabalhador na aquisição da casa própria. “A bandeira que a presidenta Dilma Rousseff está levantando traz benefícios extremos à economia do país, e em Uberaba não é diferente”, afirma.
Com a redução dos juros, o número de construções na cidade também aumentará. “Com taxas menores a prestação também diminui, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao crédito habitacional. A situação vai refletir, ainda, na geração de empregos na construção civil”, conclui o presidente do Sinduscon.
A Caixa Econômica Federal reduziu as taxas de juros do financiamento imobiliário para todos os clientes, dentro do Programa CAIXA Melhor Crédito. A redução pode chegar a 21% sobre a taxa de juro efetiva, nas condições do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). As novas condições para financiamento habitacional estão vigorando em todas as agências para os contratos celebrados desde o dia 4 de maio.