Emprego no setor industrial cai, mas perspectiva é de crescimento para Uberaba. Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há alguns meses o setor vem apresentando resultados negativos. Até maio de 2012, o emprego industrial recuou em 1,1%.
De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em Uberaba, Altamir Roso, este resultado está relacionado às perspectivas da economia do país para 2012, que deve ser menor do que em anos anteriores. Mas para a região, os números podem mudar e atingir resultados positivos já a partir do segundo semestre. “Diante desta queda, vários fatores devem ser analisados. No ano passado, a economia no país cresceu 2,7%, e neste ano existe uma previsão de crescimento de apenas 2%. Portanto, um quadro de baixo crescimento econômico. E a indústria não está fora deste contexto nacional. Também sofremos os reflexos desta situação, que consequentemente traz redução nas contratações”, explica.
Entretanto, segundo Altamir, diferente do restante do país, Uberaba hoje se encontra em uma situação um pouco mais privilegiada. “Existe a previsão de crescimento no setor de empregos na região, com novos empreendimentos que estão sendo instalados aqui”, disse, referindo-se à Planta de Amônia, que atualmente está na etapa de terraplenagem “Então, logo que começar a obra, provavelmente em setembro, o número de contratações deve aumentar bastante”, explica Altamir.
O presidente regional da Fiemg ressalta ainda, que a mão de obra qualificada para o setor também é um fator que vem propiciando a queda nas contratações. Segundo Altamir, na indústria é preciso ter profissionais capacitados, algo que não tem sido facilmente encontrado.