O prazo para o encerramento do período de declarações do Imposto de Renda termina na semana que vem e menos da metade enviou os dados
O prazo para o encerramento do período de declarações do Imposto de Renda termina na semana que vem e menos da metade dos contribuintes enviou os dados. De acordo com a Delegacia da Receita Federal em Uberaba, apenas 41 mil pessoas estão em dia, sendo que o total esperado pela regional é de 100 mil.
De acordo com o delegado-adjunto da Receita, Sizenando Ferreira de Oliveira, a expectativa é que nos últimos dias os números aumentem consideravelmente. Para se ter uma ideia, até segunda-feira, 30 mil pessoas haviam declarado, e a quantidade saltou para 41 mil na quarta-feira.
O delegado alerta que quem não cumprir com a obrigatoriedade junto ao Governo pode ter uma série de transtornos. “Se essa pessoa estiver dentro das regras de obrigatoriedade e não declarar, ela vai ter o CPF bloqueado. E se a Receita apurar algum imposto a pagar, ele é autuado por isso”, afirma Sizenando.
Em todo país a situação é semelhante. Até quarta-feira, a Receita Federal contabilizou a entrega de 11,8 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011, número que representa quase a metade das 24 milhões de declarações esperadas para este ano.
Lembrando que o prazo termina às 23h59min59s do dia 29 de abril. Quem optar por entregar a declaração em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, deverá respeitar o horário de fechamento de cada agência.
Plantão fecha. O contribuinte que precisar tirar dúvidas a respeito da declaração tem até hoje para fazer isso. O plantão de dúvidas da Receita Federal não vai funcionar nos feriados da Semana Santa, só retornando na segunda-feira (25).