Secretaria municipal de Agricultura concentra fiscalização nas feiras livres. Em Uberaba, são realizadas 15 feiras noturnas, seis matutinas e dois feirões nos bairros Abadia e Parque das Américas. A fiscal de feira livre Sirlene Noronha conta que, de terça-feira a domingo, das 7h às 13h, inspeciona alinhamento, lonas, exposição de produtos e atua na mediação de conflitos.
Conforme explicou o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, os fiscais também agem na orientação dos feirantes que recebem cerca de 40 mil pessoas semanalmente. Um dos maiores problemas enfrentados pela categoria é o limite de espaço ocupado pelos comerciantes. “Se não houver demarcação de espaço, a avenida Prudente de Moraes é um dos exemplos de vias que ficam tomadas. Na João XXIII também temos que racionar o espaço ocupado por quase
73 feirantes”, ponderou.
A limpeza dos pontos também não é cumprida por todos os trabalhadores, gerando mais gastos à secretaria, que acaba tendo de arcar com as despesas de manutenção.
Ampliação. A Sagri pretende estender o número de feiras livres a outros bairros. De acordo com o secretário José Humberto Guimarães, a iniciativa precisa contar com o apoio de mais empreendedores que queiram comercializar seus produtos. Com a abertura de novos conjuntos habitacionais, a demanda por feiras aumenta e o setor ganha mais espaço no mercado. A feira do bairro Beija-Flor será transformada em feirão e locais como Jardim Copacabana e Recreio dos Bandeirantes também serão contemplados com novas feiras.