Vigilância Sanitária da Superintendência Estadual de Saúde (SRS) deu prazo até o início de maio para a conclusão das obras do Posto de Saúde Geraldo Salge. Enquanto isso, a Prefeitura está realizando os atendimentos de urgência e emergência na Unidade Básica José Alves Gondim Sobrinho, sem as condições adequadas, segundo laudo da própria Vigilância. As obras do Posto são motivo de duas denúncias no Ministério Público, sendo que uma delas já se transformou em Ação Civil Pública.
Em agosto de 2011, equipes da Vigilância Sanitária da SRS realizaram inspeções sanitárias nas três unidades de saúde de Delta. Na ocasião, dentre as irregularidades encontradas, foi observada situação geral de infraestrutura inadequada destas unidades. Um dos motivos seria a reforma da unidade Geraldo Salge, que teria ocasionado a transferência dos atendimentos de urgência para a UBS José Alves Gondim e, por conseguinte, dos atendimentos desta para imóvel alugado, também sem condições adequadas.
De acordo com nota encaminhada pela SRS, na ocasião, o município teria justificado a situação como provisória devido à reforma. Entretanto, tendo sido identificadas inadequações, dentre as quais, o subdimensionamento de área e a insuficiência de instalações adequadas para acolher os atendimentos de urgência em infraestrutura não construída para tal fim, foram adotadas pela Vigilância medidas administrativas restritivas. Além de terem sido interditadas, parte das atividades assistenciais da unidade (fisioterapia, coleta de material para análise e lavanderia), foram determinados prazos específicos para implementação de medidas corretivas para as demais irregularidades encontradas.
Além disso, a Vigilância estabeleceu prazos para a Prefeitura de Delta para a conclusão das obras da Unidade Geraldo Salge até o início de maio, portanto, daqui a praticamente uma semana. O órgão cobra também que seja estipulado prazo para término das obras de nova unidade para instalação da Equipe de Saúde da Família – ESF Bela Vista e a adequação de imóvel, em caráter imediato, para instalação de nova equipe de saúde da família recentemente credenciada.
De acordo com a Prefeitura, a obra para a construção da sede da ESF Bela Vista já está em fase de licitação, enquanto que a conclusão da obra da Unidade Geraldo Salge, que deveria estar pronta em maio, está prevista somente para junho.