GERAL

Economista dá dicas sobre investimento em oferta de capitalização

Investir no mercado financeiro, na maioria das vezes, é visto com cautela por investidores, nos últimos dias o mercado está agitado

Luiz Vieira
Publicado em 05/09/2010 às 18:10Atualizado em 20/12/2022 às 04:24
Compartilhar

Investir no mercado financeiro, na maioria das vezes, é visto com cautela pelos investidores, mas nos últimos dias o mercado está agitado com a possibilidade da oferta global de capitalização da Petrobras. As informações com dados da operação ainda não foram divulgadas, porém investidores já começam a pensar no futuro.

Segundo especialistas do mercado financeiro, esta pode ser a maior operação de capitalização da economia mundial. A previsão é de que o processo de capitalização da petrolífera brasileira gire em torno de R$ 150 bilhões. Um investimento que, segundo o economista Sérgio Martins, pode ser bem lucrativo. “A Petrobras está se tornando aos poucos, há pelo menos 10 anos, uma das maiores empresas do mundo e precisa de recursos para se capitalizar”, afirma.

Especialistas recomendam que acionistas minoritários aproveitem o momento da economia e usem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar ações. Segundo Sérgio Martins, é um sistema bem simples de se investir, basta procurar qualquer agência bancária e pedir para fazer a aplicação, mas só podem investir aqueles que já tiverem participado da capitalização feita anteriormente pela empresa, há alguns anos. Além disso, o investidor só pode utilizar 30% valor total do FGTS. Mas precisa ter paciência, como em qualquer investimento deste tipo. “Não só paciência, mas também consciência que ele pode ganhar, mas também perder. O mercado está favorável agora e este é um investimento em longo prazo. Para ter um bom resultado, será preciso nada menos do que cinco anos”, diz.

E esta paciência não tem sido seguida por muitos dos investidores: de acordo com a Caixa Econômica Federal, dos 312 mil trabalhadores que investiram na empresa, apenas cerca de 90 mil mantiveram suas aplicações até hoje.

Oferta. A Petrobras protocolou sexta-feira (3) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de oferta pública de distribuição primária de 2,174 bilhões de novas ações ordinárias e 1,585 bilhões de novas ações preferenciais. A finalidade é financiar o plano de investimentos da empresa. A oferta pública será promovida simultaneamente no Brasil e no exterior

No Aviso ao Mercado, a Petrobras informa que a oferta inicial poderá ser acrescida de um lote adicional de 10% das ações ordinárias ou preferenciais, e outros 5% em lote suplementar. Além disso, o procedimento de bookbuilding (coleta de intenções de investimento) vai até o próximo dia 23.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por