O custo do metro quadrado (custo unitário) da construção civil em Uberaba sofreu variação de 0,56% de maio para junho. Segundo dados divulgados...
O custo do metro quadrado (custo unitário) da construção civil em Uberaba sofreu variação de 0,56% de maio para junho. Segundo dados divulgados pelo Sindicato da Construção Civil de Uberaba (Sinduscon), isso significa um leve aumento em alguns setores e produtos, mas isso se dá de forma natural e ainda sazonal.
O índice é medido conforme a inflação, ditando os valores de uma lista com 30 materiais, mão de obra, inclusive o valor pago ao engenheiro, e equipamentos usados no setor. E nestes últimos meses foi possível perceber aumento em alguns materiais elétricos, pintura e mão de obra decorrente da convenção do setor, que foi realizada no mês de maio, em que houve reajustes, que ainda estão gerando reflexos no mês de junho.
De acordo com o economista Karim Abud Mauad, responsável por este levantamento no Sinduscon, houve aumento nos valores cobrados na construção civil em Uberaba. “Teoricamente, está um pouco mais caro construir na cidade. Mas o percentual é muito pequeno, se a pessoa já havia se planejado, juntado recursos para construção, esta variação não trará reflexos significativos na compra de produtos e no pagamento dos profissionais. Mas o importante é que hoje o metro quadrado de construção é em média de R$ 750,19”, explica o economista.
Karim afirma ainda que encara esta variação como normal, pois trata-se de recomposições de custo. “Por ano, a variação do custo unitário chega a ser de 4% a 5%, um pouco acima da inflação nacional. São recomposições de custo, e, além disso, é sazonal, uma composição média, nada alarmante, nada que atrapalhe a construção”, explica Karim, ressaltando que Uberaba é uma das cinco cidades mineiras que fazem este levantamento.