TRIBUTOS

Fazenda dispensa a Declaração de Apuração e Informações do ICMS para mais de 100 mil contribuintes

Simplificação tributária agrega transparência, segurança e agilidade às empresas mineiras

Agência MInas
Publicado em 20/10/2025 às 17:19
Compartilhar

O processo de simplificação tributária do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) chegou a um novo marco em Minas Gerais. Até setembro, 105 mil contribuintes foram dispensados da obrigatoriedade de entrega da Declaração de Apuração e Informações do ICMS (Dapi).

O número é celebrado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) que, por meio da Receita Estadual, desobrigou esses contribuintes do envio mensal da Dapi e passou a gerar automaticamente para eles o Conta Corrente Fiscal, com base nas informações da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

“Esse número representa mais de 50% dos contribuintes dos regimes de ‘Débito e Crédito’ e ‘Isentos ou imunes’. A SEF pretende, a médio prazo, dispensar cerca de 180 mil empresas da elaboração e transmissão mensal da Dapi”, afirma o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

Para aderir à simplificação, os contribuintes devem fazer a opção por meio do módulo próprio do Sistema de Administração da Receita Estadual (Siare), que validará Dapis e EFDs dos últimos três períodos de apuração, a fim de verificar se estão escriturando corretamente.

A SEF criou, ainda, uma ferramenta para simplificar duplamente a vida do contribuinte desobrigado de Dapi, o Gera DAE, cujas funcionalidades são:

Até a data de vencimento do imposto, é possível gerar os DAEs por meio do aplicativo
Valida antecipadamente a EFD de qualquer período de apuração, de modo a saber se há alguma correção a ser feita. Assim, o contribuinte evita fazer substituições de arquivos

O Gera DAE está disponível para download em neste link.

No mesmo sentido de simplificar as obrigações acessórias, a SEF está gerando a Declaração Anual do Movimento Econômico Fiscal (Damef), também com dados da EFD.

Essa facilidade permitiu mais agilidade e qualidade na apuração do Valor Adicionado Fiscal (VAF), base para distribuição dos repasses constitucionais da quota do ICMS aos municípios. A partir da Damef gerada pela SEF, os contribuintes fazem a complementação de informações no Siare.

A Receita Estadual, com essa iniciativa, confere transparência e segurança aos contribuintes mineiros, além de reduzir o tempo gasto, a burocracia e, por consequência, custos.

Em caso de dúvidas, o contribuinte poderá abrir uma solicitação no Canal de Dúvidas CzRM disponível no nosso Portal de Serviços, neste link.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por