MUDANÇAS

Governo de Minas muda estratégia e antecipa Minas Day para a pré-COP no Rio

Decisão ocorre em meio ao desgaste político causado pela Operação Rejeito, que atingiu órgãos ligados à área ambiental e ao setor de mineração

Publicado em 21/10/2025 às 20:13
Compartilhar

O Governo de Minas Gerais anunciou mudanças na forma de participação do estado na 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). Diferentemente das últimas edições, o tradicional Minas Day — evento voltado à promoção de políticas ambientais e oportunidades de investimento — não fará parte da programação oficial da conferência. Neste ano, sua edição principal será realizada durante a pré-COP, no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada em um contexto de desgaste político para a gestão estadual, após a deflagração da Operação Rejeito, pela Polícia Federal, em setembro. A investigação revelou um esquema de corrupção no setor de mineração e envolveu órgãos estratégicos para a política ambiental de Minas, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

A operação resultou na prisão de 22 pessoas, incluindo o então diretor da ANM, Caio Mário Seabra, além do bloqueio de R$ 1,5 bilhão em bens. Segundo a PF, o grupo obtinha licenças fraudulentas para mineradoras, se apropriava de rejeitos de ferro avaliados em mais de R$ 200 milhões e movimentava recursos por meio de dezenas de empresas de fachada. As investigações apontam indícios de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, crimes ambientais e interferência em projetos de lei que tratavam da criação de unidades de conservação, como na Serra do Curral.

O impacto político foi imediato. A Semad teve sua atuação questionada, e o setor de mineração — marcado por tragédias como as de Mariana e Brumadinho — voltou ao centro do debate público. Diante do cenário, o governador Romeu Zema (Novo) não participará da COP30, delegando à secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, a representação do estado no evento.

De acordo com o governo, a mudança tem caráter logístico e financeiro, e não estaria relacionada às investigações. Em nota, a administração estadual informou que a comitiva mineira será reduzida, devido aos altos custos de hospedagem e deslocamento para Belém. O texto também reforça o compromisso de Minas com a agenda climática global e com a transição energética, destacando que o Minas Day terá edições menores (“pocket”) durante a conferência, incluindo uma no espaço da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Com a alteração, o governo mineiro mantém a marca Minas Day em um formato mais restrito, apostando na pré-COP como um espaço estratégico para diálogo e cooperação, mas com menor visibilidade internacional durante a conferência principal da ONU.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por