A OpenAI apresentou o ChatGPT Atlas, primeiro navegador com inteligência artificial, que integra recursos da IA da empresa e permite interação por comandos de texto. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (21/10) e já está disponível para usuários de MacOS, nos Estados Unidos, com previsão de chegada ao Windows em breve. A empresa busca desafiar o domínio do Google Chrome no mercado de navegadores.
O ChatGPT Atlas representa uma nova abordagem na navegação na internet, permitindo que os usuários interajam com a web através de comandos de texto, similar a uma conversa com o ChatGPT. Apesar dessa inovação, o navegador mantém elementos familiares como abas, janelas e modo anônimo.
A interface do ChatGPT Atlas é centrada em uma caixa de texto na parte central da tela, onde o usuário pode digitar tanto prompts quanto URLs. Ao realizar uma pesquisa, o sistema gera um resumo sobre o tópico, sem necessariamente direcionar para sites externos, funcionamento que se assemelha ao "AI Mode" do Google Chrome.
Na parte superior da interface, um menu permite alternar entre diferentes tipos de conteúdo: links, imagens, vídeos e artigos de notícias. A tela inicial também informa qual modelo de IA está sendo utilizado, com o GPT-5 configurado como padrão.
O navegador conta com um assistente de IA na parte inferior de todas as páginas abertas, que pode ser acionado para tarefas como correção de textos, elaboração de resumos ou identificação de informações específicas.
Além disso, o ChatGPT Atlas conta com agentes de IA que integram o ChatGPT ao serviço, possibilitando ações como compras online e agendamentos. Durante a demonstração, engenheiros da OpenAI mostraram como o agente pode adaptar uma receita para um número diferente de pessoas e comprar os ingredientes necessários, acessando automaticamente um site de supermercado. Esse recurso de agentes está disponível exclusivamente para assinantes do ChatGPT Plus, Pro e contas empresariais.
Fonte: O Tempo.