O índice de aprovação subiu de 24%, no levantamento de fevereiro, para 29%. Mas os que consideram o governo como ruim ou péssimo são 38%
O presidente Lula conseguiu recuperar um pouco da popularidade, mas a reprovação ao seu governo ainda é maior do que a aprovação, conforme a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5).
O índice de aprovação subiu de 24%, no levantamento de 14 de fevereiro, para 29%. Mas os que consideram o governo como ruim ou péssimo são 38% — eram 41%. Já os que classificavam sua gestão como regular continuam sendo 32%.
Dos entrevistados, 35% disseram acreditar que Lula fará um governo ótimo ou bom, mesmo índice dos pessimistas. Já 28% dizem que será regular. É a primeira vez que o índice otimista não é numericamente maior do que o negativo.
Os números mais recentes estão no segundo pior patamar do terceiro mandato de Lula na Presidência da República — a situação é melhor apenas que a de fevereiro.
A pesquisa ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.
Na quinta-feira (3), o governo realizou um evento para apresentar as entregas desses dois anos de mandato. No campo da economia, destacou dados positivos, como as altas do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 e 2024, o aumento real do salário mínimo, a geração de empregos e a baixa taxa de desemprego.
Fonte: O Tempo.