Vietnamita quebra recorde de maior unha do mundo após 30 anos sem cortar (Foto/GUINNESS WORLD RECORDS/DIVULGAÇÃO)
Um vietnamita entrou para o livro dos recordes (Guinness World Records) por ser o novo detentor das maiores unhas do mundo. Lưu Công Huyền é pintor e não corta as unhas há 30 anos. Um representante do Guinness as mediu e afirmou que elas possuem o comprimento total 5,94 metros.
Para se colocar em perspectiva, o comprimento das unhas de Huyền supera a altura média de uma girafa adulta. O vietnamita começou a deixar as unhas crescerem há mais de 30 anos, transformando-as em característica distintiva de sua identidade.
"Essas unhas originalmente começaram porque meu pai era um xamã", explicou Huyền em seu depoimento ao Guinness World Records. "Eu queria me tornar professor, então as deixei crescer para parecer mais majestoso", acrescentou.
Apesar de ter desistido da carreira docente por insistência paterna, Huyền manteve o hábito de cultivar as unhas. O processo se integrou tanto à sua identidade que ele considera impossível reverter sua decisão.
"Então, continuei deixando-as crescer a partir daquele momento e elas simplesmente continuaram ficando mais longas. Em resumo, se eu as cortasse, me sentiria realmente desconfortável e exausto, tanto mental quanto fisicamente", confessou o recordista.
A manutenção de unhas tão longas exige cuidados constantes e adaptações em sua rotina diária. Huyền precisa estar sempre atento às condições climáticas para preservar suas unhas, que se tornaram vulneráveis após décadas de crescimento.
"Se chove, tenho que mantê-las secas. Se ficarem molhadas, vão amolecer e cair", explicou sobre os cuidados necessários. "Em um lugar lotado, se alguém esbarrar nelas, certamente quebrarão, então preciso protegê-las. Além disso, quando estou trabalhando, preciso ser extremamente cuidadoso. Subindo e descendo andaimes, cada movimento precisa ser deliberado. E quero dizer realmente cuidadoso."
Ainda em entrevista, ele afirmou que a esposa não apoia a decisão e não entende porque passar por tanto trabalho para manter as unhas intactas. Mesmo assim, Huyền não se abala. Para ele, as unhas gigantes são parte de sua identidade, e ele não pretende se livrar delas tão cedo.
Fonte: O Tempo