O universo masculino tem sofrido grandes transformações nos últimos anos. Há uns 30 anos, o máximo da vaidade dos homens estava relacionado ao perfume. Com o passar das décadas, as indústrias passaram a investir no creme de barbear, na pós-barba e atualmente, eles já vem ocupando quase 30% da agenda dos salões de beleza e acompanhando as últimas tendências da moda.
A empresária Rose Mary Oliveira de Souza decidiu investir no segmento de vestuário masculino, pois percebeu o mercado promissor. Ela afirma que os homens estão tão exigentes quanto às mulheres e muitos não aceitam roupas básicas, dando preferência aos modelos que estão em voga. “Apesar de ainda haver aqueles conservadores, muitos acompanham revistas e sites de moda”.
As indústrias de roupas masculinas acertaram ao apostar em roupas mais despojadas. A empresária explica que para atender a todos, ela sempre procura oferecer boas marcas, com variedades de cor e modelo e ainda ressalta que para andar bem vestido o homem não precisa gastar muito.
Outro que também percebe o crescimento desse mercado é Rodrigo Bonissato, caixa de loja, que atende tanto homens quanto mulheres. “Atualmente os homens chegam até a loja para comprar todo o figurino, desde camisetas ou camisas até os sapatênis, que hoje têm ocupado lugar dos sapatos”.
Para comprar uma roupa completa a maioria gasta em torno de R$ 300, conforme explica o vendedor Diego de Oliveira. Homens, na faixa etária de 30 anos, são os que mais procuram por roupas e dão preferências àquelas mais joviais. Hoje, as mais vendidas são as camisas xadrez. Bonissato comenta que geralmente eles nunca saem somente com uma peça, sempre compram duas ou mais.