Tem início hoje, a partir de 14h16, a estação mais fria do ano. O inverno esse ano começará com temperaturas acima da média na maior parte do Brasil. O horário indica que justamente neste momento o Hemisfério Sul da Terra, onde se localiza o Brasil, receberá a menor quantidade de energia proveniente do sol, enquanto o Hemisfério Norte receberá a maior quantidade de energia. Hoje também acontece a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul e o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cléber Souza, em Uberaba a tendência é para ocorrer um inverno normal. O clima ficará seco, quente (quando tiver concentração de massa de ar continental) e frio (quando tiver concentração de massa de ar polar). Segundo a previsão, não irá chover, pois tem pouca atuação de frentes atuando nessa época do ano.
A temperatura varia esse mês entre mínima de 12 e 13ºC e máxima entre 27 e 29ºC. No entanto, conforme o meteorologista, a temperatura máxima pode se superar quando tiver atuação de massa de ar quente e ficar abaixo dos 12ºC, quando houver atuação de massa de ar polar.
No momento, Souza explica que estamos com atuação de massa de ar quente, o que tende a ocorrer ligeira elevação das temperaturas essa semana, sem previsão de chuvas. “Deve chover com maior intensidade somente em setembro”, conclui.