A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou no dia 23 o edital para a realização de mais um Exame de Ordem Unificado. Após o rompimento do contrato da OAB com a Cespe/UnB, essa será a primeira prova organizada pela Fundação Getúlio Vargas.
A inscrição custa R$ 200 e o prazo para pedir isenção da taxa termina às 23h59 de hoje. Para isso, o candidato precisa acessar o site www.oab.org.br ou www.oab.fgv.br e fazer o requerimento. A relação dos pedidos deferidos será divulgada até o dia 2 de setembro, nos mesmos endereços eletrônicos.
O edital traz explicações mais detalhadas sobre a prova e novidades para os candidatos. Dentro do exame, o examinando terá um questionário sobre o conteúdo da prova. A resposta é facultativa, mas a FGV vai usar o resultado para elaborar os próximos testes.
Após cobrança das OABs estaduais, o edital mudou o critério de local das provas. No modelo anterior, não aconteceriam provas de segunda fase em cidades com menos de 50 aprovados. Os candidatos de Uberaba, Araxá, Araguari, Patos de Minas e Ituiutaba, que passavam para a próxima etapa, precisariam ir para Uberlândia.
Conforme explica Helder Silva, presidente da OAB Uberaba, de acordo com o novo edital, só será determinado outro lugar para fazer prova se a cidade não conseguir 20 inscrições. “É uma das coisas que a OAB Minas lutou na assembleia nacional, para não deslocar os candidatos da cidade. Desse jeito fica bem melhor, mais econômico”, completou.
As inscrições para o Exame de Ordem Unificado vão até o dia 6 de setembro. Conforme o edital, a prova objetiva será aplicada no dia 26 de setembro e a prova prático-profissional será na data provável de 14 de novembro.