Devido à proximidade do Natal, as empresas já estão fazendo as encomendas para presentear os funcionários
Com a proximidade das festas natalinas, o setor de panificação intensifica a produção de panetones. Para o Sindicado da Panificação e Confeitaria de Uberaba, o crescimento das vendas ficará em torno de 15% a 20%, em relação ao mesmo período de 2010.
Segundo o presidente do Sindicato, Gleison Henrique Ferreira Borges, com a alta do consumo registrado em todo o Brasil, as vendas do produto também seguirão a mesma tendência. “Algumas padarias já iniciaram a produção do panetone.
O mercado está começando a aquecer e, a partir do próximo mês, a produção será intensificada”, observa.
Gerente de uma padaria do bairro Abadia, Maria Abigail Chaves Rocha ressalta que as empresas já estão encomendando o panetone. “Acreditamos no acréscimo de 20% nas vendas, mas trabalhamos durante todo o ano com a produção. Pelo menos de 15 em 15 dias fabricamos o panetone, porque as pessoas já se acostumaram a comprar esse produto. Devido à proximidade do fim do ano, estamos vendendo mais, pois há encomendas para presentear funcionários de lojas e fábricas”, observa.
Gerente de panificadora no bairro Estados Unidos, Enilda Sueli Cardoso conta que a expectativa de vendas é sempre boa, pois a mercadoria apresenta boa saída. Devido à elevação dos preços dos ingredientes, porém, o panetone terá o preço elevado, em comparação ao valor praticado no mesmo período de 2010. “Por causa das novidades, o panetone terá grande saída. Quando lança um sabor diferente, sempre há grande comercialização”, acrescenta.
Segundo o presidente do sindicato, mesmo com a alta da produção, em Uberaba não é registrado aumento na contratação de profissionais. “O mercado de panificação não sofre essa alteração. Mesmo com a maior demanda pelo produto, não há reflexo nas contratações. Uberaba não apresenta esse perfil”. O gerente acrescenta que o setor difere de outras atividades, como, por exemplo, o comércio de vestuários, que registra alta de frentes de trabalhos.