SUL DE MINAS

Papa Leão XIV reconhece virtudes heroicas de carmelita mineira e concede título de Venerável

Publicado em 22/01/2026 às 23:32
Compartilhar
Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a “Mãezinha”, religiosa mineira reconhecida pelo Vaticano como Venerável após o reconhecimento de suas virtudes heroicas. (Foto/Reprodução)

Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a “Mãezinha”, religiosa mineira reconhecida pelo Vaticano como Venerável após o reconhecimento de suas virtudes heroicas. (Foto/Reprodução)

O Papa Leão XIV reconheceu, nesta quinta-feira (22), as virtudes heroicas da religiosa brasileira irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, conhecida como Mãezinha, e a declarou oficialmente Venerável, passo fundamental no processo de canonização.

Nascida Maria Giselda Villela, em 12 de janeiro de 1909, na cidade de Maria da Fé (MG), ela demonstrou desde cedo uma forte vivência de fé e o desejo de consagração total a Deus. Ao ingressar na vida religiosa, adotou o nome de irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade e dedicou sua vida ao Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre, que ajudou a fundar e onde exerceu um papel decisivo no fortalecimento da vida contemplativa carmelitana no Brasil.

Conhecida carinhosamente como Mãezinha, ela se destacou por uma espiritualidade centrada no mistério trinitário, marcada por vida de oração intensa, fidelidade silenciosa e perseverança, bem como por uma presença acolhedora junto aos fiéis que procuravam consolo, orientação e apoio espiritual. A religiosa faleceu em 20 de janeiro de 1988, em Pouso Alegre, deixando uma comunidade marcada pela centralidade da oração, confiança na ação divina e dedicação ao próximo.

O reconhecimento de virtudes heroicas é uma etapa essencial no caminho rumo à beatificação e, posteriormente, à canonização, que exigirá agora o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão após a morte. O decreto do Papa, autorizado durante audiência concedida ao cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, destaca que a vida de Mãezinha exemplificou de forma extraordinária as virtudes de fé, esperança e caridade, além de virtudes humanas em grau heroico.

A condecoração como Venerável representa um reconhecimento público da Igreja Católica à obra e à santidade de irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, cuja memória e legado continuam vivos na comunidade carmelitana e entre os devotos que frequentam o Carmelo da Sagrada Família. O avanço no processo de canonização passa agora pela análise e validação de milagres atribuídos à sua intercessão, etapa que pode abrir caminho para a beatificação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por