Parlamentar e outras pessoas são suspeitas de corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, é um dos alvos da Operação Igapó (Foto/Reprodução/Instagram @antoniodoido)
O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, é um dos alvos da Operação Igapó, deflagrada na manhã desta terça-feira (16/12) para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro exercidos por organização criminosa.
Quando agentes chegaram ao prédio onde estava o parlamentar, em Brasília, telefones celulares foram jogados por uma janela, mas os policiais recuperaram os equipamentos, que serão levados para perícia.
Policiais federais cumpriram 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no estado do Pará e no Distrito Federal. Entre os alvos, além do deputado, está o secretário de Obras do Pará, Ruy Cabral.
Os alvos da operação são suspeitos de desviar emendas parlamentares e verbas estaduais por meio de fraudes em processos de licitação. Depois, usavam os valores desviados no pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.
A PF apura corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Em 3 de dezembro, a Justiça Eleitoral tornou Antônio Doido inelegível por oito anos devido à prática de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. Cabe recurso às instâncias superiores, por isso ele continua no cargo.
Fonte: O Tempo