GERAL

Vendas de eletrodomésticos decepcionam

João Fábio Sommerfeld
Publicado em 03/01/2012 às 11:06Atualizado em 17/12/2022 às 07:42
Compartilhar

Redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) representou um incremento pequeno nas vendas de produtos da linha branca

Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas de Natal de 2011 ficaram abaixo das expectativas, com crescimento de um ponto percentual acima do índice registrado no ano anterior. Em 2010, a alta nas vendas ficou em 5,5% e em 2011, atingiu a marca de 6,5%. Mesmo com esse quadro, a associação comemora as comercializações de mercadorias, pois a base de comparação é alta, uma vez que os últimos três natais registraram aumento nominal da ordem de 20%/ano.

A avaliação de analistas econômicos é de que qualquer crescimento em 2011 tem muita representatividade.

Segundo a pesquisa da Alshop – que ouviu mais de 150 empresas em todo o país –, as vendas de perfumarias e cosméticos cresceram 18% no Natal do ano passado, enquanto as de óculos e bijuterias tiveram aumento de 17% e as de joias e relógios, de 13%. Já as vendas de brinquedos cresceram 4% e as de roupas, apenas 2%. Em Uberaba, de acordo com o superintendente do Shopping Center Uberaba, Guilherme Vilela de Castro e Silva, os setores que mais apresentaram aquecimento foram vestuário feminino e masculino de grifes nacionais, óculos, bijuterias e acessórios, como calçados em geral e artigos de perfumaria e cosméticos.

Sobre as medidas anunciadas pelo governo federal em relação à redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), Mauro Césio de Abreu, gerente de uma loja de departamentos localizada no shopping, explica que a iniciativa representou um incremento pequeno nas vendas de produtos da linha branca. Segundo ele, em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, e em 2011, em torno de 3,5%.

Diante disso, o gerente entende que as lojas se prepararam para um Natal com vendas mais elevadas. Mesmo assim, para Mauro Césio, as vendas foram positivas durante todo o ano, assim como no mês de dezembro, que tem uma das importantes datas para todo o comércio.

Para a Alshop, o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos decepcionou. Mesmo com a redução do IPI, anunciada pelo governo, as vendas foram apenas 5% maiores do que no Natal de 2010.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por