GERAL

Viaturas da Polícia Militar da cidade receberão netbooks e GPS

Novos recursos e tecnologias vão ajudar a melhorar os serviços, além de tornar a cidade precursora no novo sistema de monitoramento

Hedi Lamar Marques/PMU
Publicado em 30/09/2010 às 23:50Atualizado em 20/12/2022 às 04:03
Compartilhar

A Polícia Militar de Uberaba está entrando definitivamente na era da informática. Novos recursos e tecnologias vão ajudar a melhorar a prestação de serviços, além de tornar a cidade precursora em um novo sistema de monitoramento. 

O 4º Batalhão vai receber hoje 30 netbooks, que serão entregues pela Prefeitura de Uberaba. Os computadores contam com modem integrado e vão possibilitar a conexão com a internet 3G, ininterruptamente.

Segundo o comandante do 4º BPM, tenente-coronel João Lunardi, o equipamento vai facilitar o trabalho dos militares, que poderão registrar o Reds (Registro de Evento de Defesa Social) - antigo Boletim de Ocorrência - em qualquer lugar. Lunardi explicou que os netbooks são suficientes para atender à demanda, pois não ficarão fixos nas viaturas e sim com aquelas que estiverem de serviço naquele turno.

Além disso, a partir de agora os veículos contarão com um sistema GPS, que vai possibilitar o acompanhamento pelo computador de todas as viaturas lançadas no radiopatrulhamento. Uberaba é a primeira cidade do Estado a utilizar este sistema, que foi baseado no programa desenvolvido pelo município para o monitoramento dos ônibus de transporte coletivo.

O comandante disse que o sistema, também cedido pela Prefeitura, permite uma melhor coordenação e controle de recursos humanos e materiais, além de possibilitar a realização de cercos e bloqueios mais efetivos, seja em rodovias e estradas da região, bem como ocupando fazendas, quando necessário. Trabalho, segundo ele, já está servindo de modelo para outras polícias.

Outro benefício apontado pelo oficial é a possibilidade de estabelecer pontos-base das viaturas, de acordo com a incidência criminal. O mapa aponta, por exemplo, onde existem padarias, postos de combustíveis, supermercados e escolas, entre outros, além de pontos detectados como sendo utilizados para vendas de drogas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por